É incontornável: o Sol da Caparica veio para ficar!

Aproximamo-nos da sua quarta edição, e podemos afirmar com plena convicção que fizemos uma boa escolha, quando decidimos criar este festival que promove a música de expressão portuguesa, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento económico da Costa da Caparica e do concelho de Almada.

Quanto à música, o programa aí está com muitas novidades, reunindo novamente grandes nomes da música de Portugal, de África e do Brasil, paragens onde se fala o português. Teremos também cinema de animação, dança, expressões plásticas, graffiti, skate, surf, reunidos num festival ímpar no país, que integra também um espaço próprio para os novos valores.

As características únicas deste festival não se esgotam na música, ou no facto de aliar a prática do surf a um vasto programa cultural. Este festival é singular também pelas preocupações sociais que assume, apoiando de forma positiva, proporcionando condições de acesso favoráveis aos jovens, às famílias e aos residentes no concelho de Almada.

Um festival único ao dedicar um dia inteiro às crianças, com um programa musical próprio e disponibilizando dezenas de atividades paralelas.

O Sol da Caparica pretende ser muito mais do que um simples festival de verão. Pretende afirmar-se como mais um recurso impulsionador da economia local. Acolhendo mais de seis dezenas de milhares de participantes em cada edição, o Festival contribui em primeira linha para a promoção das potencialidades turísticas da Costa da Caparica e do Concelho de Almada, e afirmase como importante estímulo a toda a economia local.

Na quarta edição do “Sol da Caparica” desejo as boas vindas a todos quantos nele irão participar, na certeza de que aqui encontrarão um espaço e momento privilegiados de diversão e convívio, e poderão disfrutar do melhor ambiente e natureza que a Costa da Caparica e o Concelho de Almada têm para vos oferecer.

O Presidente da Câmara Municipal de Almada

Joaquim Estêvão Miguel Judas

Promete 4 dias de “arromba”, de Festa, de descoberta e vida de cultura urbana plena de atualidade e em plena Praia da Costa da Caparica.
Promete uma aposta continuada na inovação, nos valores nacionais, nas artes contemporâneas, numa grande mostra do que melhor se faz em Portugal, no Brasil e nos países Africanos de língua oficial portuguesa.
Promete uma aposta na diversidade, na diferença, na interculturalidade, na riqueza imensa que essa diversidade nos traz, na liberdade de escolhas que nos apresenta e no imenso prazer e fruição que a todos proporciona, em Liberdade.
Promete assim um Festival Internacional, uma viagem com artistas de 5 países, mostrando o melhor que cada um produz.
Promete muitas “ondas” sonoras da Canção ao Hip Hop, do Rock ao Fado, do Semba à Kizomba, do Pop ao Rap.
Promete muita Dança, do Break Dance ao Afro Battle, à Kizomba, ao Contemporâneo.
Promete uma super animação na praça Surf&Skate com várias pistas para todos!
Promete todo um programa Debaixo da Língua, com espetáculos, encontros com Artistas e escritores, declamações, word-battles e exposições!
Promete um dia inesquecível para todas as crianças e famílias, dia dedicado a este público, desde a sua primeira edição.
Promete um Festival de Cinema de Animação dentro do Sol da Caparica com o melhor que se faz por esse mundo fora!
Promete vídeo Arte da melhor qualidade.
Promete grafitti com os melhores artistas.
Promete dar a conhecer mais de 50 Stands com o melhor que se faz nas ondas, no skate, na Cultura na Costa da Caparica e no concelho de Almada.

Promete enfim, um espaço fantástico – o Parque Urbano da Costa da Caparica – cada vez mais bonito e bem tratado.Promete Zonas de estar, de descanso de sombras onde podem beber um copo ou comer, usufruindo da fantástica Av. da Restauração que tanto oferece.

Promete um grande Festival feito pelos mais de 40 Artistas e coletivos artísticos em que participam centenas de músicos, dançarinos e técnicos, proporcionando mais de 11 horas de musica diárias e inúmeras animações e experiencias fantásticas.

Um Festival faz-se com Artistas, com muitas parcerias artísticas, de produção, de comunicação que envolvem, no nosso caso, centenas de empresas, coletivos e entidades a quem queremos agradecer o enorme esforço desenvolvido por todos para viabilizar a possibilidade de criarmos aqui 4 dias fantásticos de celebração da musica, da língua e das culturas de Portugal e Países de língua oficial portuguesa.
Uma grande Festa promovida pela Câmara Municipal de Almada e que marca já anualmente o calendário nacional de grandes eventos Culturais e de Festivais no nosso país e com repercussão internacional.

O Sol está a chegar e é feito a pensar nos públicos que o visitam. Sejam todos bem-vindos ao Sol da Caparica 2017!

Direção Artística

António Miguel Guimarães